Bolsas da Europa recuam com apreensão sobre escalada na tensão no Oriente Médio
Mercados europeus enfrentam pressões devido à incerteza sobre a participação dos EUA em conflito no Oriente Médio. A volatilidade leva a um movimento crescente de venda de ativos arriscados, refletindo nas quedas consecutivas das bolsas.
Bolsas da Europa recuam nesta quinta-feira (19), seguindo tendência da véspera, em meio a preocupações sobre uma possível participação dos EUA na guerra entre Irã e Israel.
Investidores estão desfazendo-se de aplicações arriscadas, gerando pressão nas bolsas europeias em um cenário de baixa liquidez.
Por volta de 9h (de Brasília):
- Stoxx 600: -0,39%
- FTSE 100 (Londres): -0,36%
- DAX (Frankfurt): -0,54%
- CAC 40 (Paris): -0,85%
- FTSE MIB (Milão): -0,58%
O presidente dos EUA, Donald Trump, colocou o mundo em dúvida sobre a participação americana nos bombardeios israelenses ao afirmar: “talvez eu faça isso, talvez não”.
Segundo o Wall Street Journal, Trump teria aprovado ataques ao Irã, mas adiou a decisão para ver se Teerã desistiria de seu programa nuclear.
Esse cenário leva o Stoxx 600 a acumular uma queda de quase 2,5% esta semana, podendo se tornar a maior perda semanal desde a instabilidade causada pelas tarifas de Trump em abril.
*Com agência de notícias Reuters