Bolsas da Europa recuam com realização de lucros e cautela antes de decisão do Fed
Mercados europeus fecham em queda após lucro realizado; saldo das vendas no varejo também surpreende. A atenção se volta para a decisão do Federal Reserve e as repercussões nas tensões comerciais.
Os principais índices de ações da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira (7), com investidores realizando lucros das últimas sessões.
A temporada de balanços corporativos e a guerra comercial dos Estados Unidos seguem no radar do mercado. O ambiente também está cauteloso antes da decisão do Federal Reserve (Fed), que deve manter as taxas de juros inalteradas, mas pode fornecer pistas sobre a política monetária futura.
No fechamento:
- Stoxx 600: -0,54%, aos 533,44 pontos
- FTSE 100: -0,44%, aos 8.559,33 pontos
- DAX: -0,58%, aos 23.115,96 pontos
- CAC 40: -0,91%, aos 7.626,84 pontos
No cenário macro, as vendas no varejo da zona do euro em março surpreenderam com uma queda de 0,1%, representando o primeiro recuo em cinco meses. A estimativa média dos analistas era de uma alta de 0,1%.
Segundo a Pantheon Macroeconomics, as tensões comerciais podem afetar a confiança do consumidor europeu, mas não terão um impacto significativo sobre o consumo. “A recuperação contínua da renda real disponível e o mercado de trabalho apertado devem permitir que as famílias mantenham seus níveis de gastos”, afirma Melanie Debono, economista sênior para Europa.