Bolsas de NY fecham em alta firme com rumor de que Trump vai restringir anúncio de tarifas
Os mercados reagem positivamente a rumores sobre a revisão das tarifas de Donald Trump, aliviando tensões comerciais. O avanço dos índices foi impulsionado por dados econômicos que superaram expectativas, apesar de um recuo no PMI industrial.
Mercados em Alta: Os principais índices das bolsas de Nova York fecharam em alta na segunda-feira (24), impulsionados por rumores de que o presidente Donald Trump pode não aplicar tarifas recíprocas a todos os países, evitando uma escalada na guerra comercial.
Desempenho dos Índices:
- S&P 500: +1,76%, a 5.767 pontos;
- Nasdaq: +2,27%, a 18.188 pontos;
- Dow Jones: +1,42%, a 42.583 pontos.
A Bloomberg reporta que Trump poderá anunciar tarifas mais direcionadas e excluir algumas nações ou blocos econômicos. O anúncio deve ocorrer com vigência imediata.
Mesmo com nova ameaça de Trump sobre tarifas de 25% em produtos de países que comprem petróleo da Venezuela, o otimismo dos investidores permaneceu. A China, grande compradora do petróleo venezuelano, seria particularmente afetada.
Indicadores Econômicos:
- PMI Composto (março): 53,5 (subida de 51,6 em fevereiro);
- PMI de Serviços: 54,3 (acima da expectativa de 51,5);
- PMI Industrial: 49,8 (recuo de 52,7 e retorno à contração).
A agenda internacional destaca a divulgação do núcleo do indicador de inflação preferido do banco central americano, PCE, na sexta-feira (28).