Bolsas de NY operam em leve alta com ataques de Trump ao Fed e Nvidia no radar
Investidores analisam a influência política de Trump sobre o Federal Reserve enquanto aguardam resultados da Nvidia e dados econômicos críticos. A estabilidade nas bolsas reflete a expectativa cautelosa diante de possíveis mudanças no comando do banco central americano.
Bolsas de Nova York abriram próximas à estabilidade nesta quarta-feira (27), com os investidores atentos a novos desdobramentos sobre os ataques de Donald Trump à independência do Federal Reserve (Fed) e à diretora Lisa Cook.
O índice Dow Jones subia 0,18%, aos 45.501 pontos; S&P 500 avançava 0,14%, aos 6.474 pontos; e o Nasdaq exibia ganho de 0,13%, aos 21.572 pontos.
A ação judicial de Cook contra a tentativa de demissão por Trump pode ser protocolada hoje, de acordo com a CNBC. Se Trump conseguir a destituição, poderá obter mais um voto no Fed e bloquear a recondução de dirigentes regionais do banco.
Ian Lyngen, da BMO Capital, afirmou: “É claro o que Trump pretende obter ao preencher outra vaga no conselho. Um conselho alinhado com Trump pode controlar o Fed.”
O mercado também aguarda dados da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre e do deflator do índice de gastos com consumo (PCE), que serão divulgados amanhã. Esses indicadores trarão clareza sobre a saúde da economia e a política monetária americana.