Bolsas de NY operam mistas à espera de novos desdobramentos no Oriente Médio
Mercados de Nova York mostram estabilidade enquanto investidores aguardam desdobramentos na guerra entre Israel e Irã. A tensão aumenta com o possível fechamento do Estreito de Ormuz, elevando os temores sobre a cadeia de suprimentos e os preços do petróleo.
Bolsas de Nova York iniciam a semana sem direção única, apesar da escalada da guerra entre Israel e Irã e da participação dos Estados Unidos.
Os índices permaneceram próximos à estabilidade, com Dow Jones subindo 0,02% para 42.220,04 pontos, S&P 500 com alta de 0,12% a 5.975,22 pontos e Nasdaq caindo 0,13% para 19.421,50 pontos. As quedas ocorreram nos setores de tecnologia (-0,12%) e Comunicação (-0,24%).
A expectativa por novos impactos nas cadeias de suprimentos gerou apreensão no mercado. O parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, uma importante rota comercial de petróleo. A decisão ainda precisa ser validada pelo Conselho Supremo do país.
Se o bloqueio ocorrer, economistas do HSBC projetam que os preços do petróleo Brent possam ultrapassar US$ 80 por barril. Eles ressaltam que cerca de 18% do petróleo mundial passa por Ormuz.
Os agentes financeiros também estão atentos aos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed), após divergências na política monetária na semana anterior.