Bolsas de NY sobem com perspectiva de tarifas mais brandas e dados econômicos
Mercados em Nova York se recuperam com expectativas de tarifas mais brandas e dados positivos da economia. Analistas alertam para a possibilidade de que a alta seja temporária diante da tendência histórica de baixa.
Índices acionários de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira (24), impulsionados pela expectativa de tarifas mais brandas que entrarão em vigor no dia 2 de abril, conforme mencionado pelo presidente Donald Trump como ‘Liberation Day’.
Os dados de resiliência econômica da América também animaram os investidores. No fechamento:
- Dow Jones: +1,42%, aos 42.583,32 pontos
- S&P 500: +1,76%, aos 5.767,57 pontos
- Nasdaq: +2,27%, aos 18.188,59 pontos
O setor de consumo discricionário se destacou (+4,07%), com ações da Amazon subindo 3,59%. Assessores de Trump indicam que as novas tarifas serão mais direcionadas e exclusivas, em contraste com as ameaças de taxas anteriores.
Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI) dos EUA aumentou de 51,6 em fevereiro para 53,5 em março, sugerindo um crescimento econômico.
Contudo, Chris Beauchamp, analista chefe do IG, alerta que essa alta pode ser temporária, citando que as condições atuais nas bolsas se alinham com padrões sazonais de mercado em baixa. Ele destaca que o S&P 500 está abaixo da média móvel de 200 dias, indicando fraqueza.