HOME FEEDBACK

Bolsonaro articulou mudança na Câmara para evitar cassação de Eduardo

Bolsonaro tenta prolongar licença de Eduardo para evitar perda de mandato. Proposta foi protocolada, mas ainda não foi votada pela Câmara.

Ex-presidente Jair Bolsonaro articula projeto para alterar o regimento da Câmara dos Deputados, visando uma licença maior para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Eduardo está nos Estados Unidos e enfrenta o risco de perder seu mandato. A proposta foi protocolada, porém ainda não votada.

A articulação veio à tona em mensagens entre Bolsonaro, Eduardo, o assessor Carlos Eduardo Guimarães e o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante. Diálogos foram recuperados pela Polícia Federal e enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em março, Eduardo pediu licença não remunerada de quatro meses, que venceu em julho. Sem prorrogação, ele voltou a exercer o mandato e está sujeito a punições por faltas.

Antes do prazo final, Bolsonaro e Guimarães elaboraram um projeto que propõe a prorrogação da licença, protocolado por Sóstenes, mas não analisado.

No início de junho, Bolsonaro sugeriu a nomeação de Eduardo para um cargo em São Paulo, o que poderia justificar uma nova licença, mas não houve resposta do deputado.

Bolsonaro também informou Guimarães sobre a possibilidade de Eduardo continuar nos EUA. “Corre atrás”, orientou o ex-presidente.

Em mensagens seguintes, Bolsonaro discutiu formas de sanar a situação de Eduardo, sugerindo alterações no regimento interno da Câmara, que permite licenças de até 120 dias para interesses particulares.

Sóstenes protocolou um projeto que permite a renovação da licença uma vez, aguardando decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Leia mais em infomoney