HOME FEEDBACK

Bolsonaro critica agilidade do STF no julgamento de denúncia: “Velocidade da luz”

Bolsonaro critica rapidez do STF em julgamento sobre tentativa de golpe e compara à lentidão de processos anteriores. Ex-presidente ressalta que agilidade pode impactar sua candidatura em 2026.

Ex-presidente Jair Bolsonaro criticou, nesta quinta-feira (13), a rapidez do Supremo Tribunal Federal (STF) na análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele, por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro comparou o andamento do caso à “velocidade da luz”, alegando que isso só acontece quando é “alvo em 1º lugar” nas pesquisas para as eleições de 2026.

Segundo ele, a Justiça brasileira apresenta índices negativos, mas um inquérito “repleto de problemas” está indo a julgamento em “apenas 1 ano e 1 mês”. O julgamento está marcado para 25 de março, pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin.

No X (antigo Twitter), Bolsonaro citou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ressaltando que a “perseguição” contra Trump levou quase cinco anos para resultar em denúncia formal, enquanto a justiça brasileira age rapidamente.

A expectativa é que uma sentença sobre a denúncia contra Bolsonaro seja emitida até 2025, para não interferir nas eleições de 2026. Se os réus não aceitarem a decisão, poderão recorrer, o que pode atrasar o caso.

Aliados de Bolsonaro também criticaram a celeridade, lembrando que o julgamento de Lula pelos esquemas da Lava Jato levou sete anos para um desfecho.

Caso Bolsonaro seja absolvido, a agilidade do processo pode fortalecer suas intenções de concorrer à Presidência em 2026.

Leia mais em infomoney