HOME FEEDBACK

Bolsonaro defende tarifaço de Trump e cita “vírus do socialismo”

Bolsonaro defende tarifas recíprocas em resposta à cobrança dos EUA e critica a postura do governo Lula. Câmara dos Deputados vota projeto que permite ao Brasil responder às tarifas impostas.

Ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu, nesta quarta-feira (2.abr.2025), a cobrança de tarifas recíprocas pelos Estados Unidos. Ele afirmou que o presidente Donald Trump está “protegendo o seu país deste vírus socialista”.

A Câmara dos Deputados vota, na mesma data, um projeto que permite ao Brasil responder às cobranças dos EUA. O texto foi aprovado pelo Senado na terça-feira (1º.mar).

Bolsonaro criticou a reação brasileira e chamou uma “guerra comercial” com os EUA de uma “estratégia inteligente”. Ele argumentou que escalar a crise com o segundo maior parceiro comercial do Brasil não é uma resposta sábia.

Ele ainda afirmou que a resposta razoável à tarifação dos EUA seria o governo Lula eliminar a “mentalidade socialista” que impõe altas tarifas aos produtos americanos. Segundo ele, isso inviabiliza o acesso da população a produtos de qualidade mais baratos.

Bolsonaro comparou sua gestão com a de Lula, destacando que, quando era presidente, conseguiu negociar com Trump para não tarifar a importação de aço brasileiro, ao contrário das tarifas aplicadas a produtos de outros países. “Eu apostei na diplomacia, não no conflito”, concluiu.

Leia mais em poder360