Bolsonaro deve assumir responsabilidade sobre tarifa de Trump, diz Lula
Lula critica Jair Bolsonaro por influência na tarifa de produtos brasileiros imposta por Trump. O presidente brasileiro defende a independência da Justiça e responde às alegações de interferência na política nacional.
Presidente Lula critica ex-presidente Jair Bolsonaro por retaliação de Donald Trump a produtos brasileiros.
Na entrevista ao Jornal da Record, Lula afirmou que Bolsonaro deve “assumir a responsabilidade” pela tarifa de 50% imposta por Trump.
Segundo o presidente, a retaliação se deve à influência do deputado Eduardo Bolsonaro sobre Trump, que teria interferido em processos judiciais no Brasil.
Lula declarou: “Ele deve respeitar a Justiça brasileira como eu respeito a americana. Se Trump tivesse agido como em 6 de janeiro, estaria sendo processado aqui.”
A tarifa foi justificada por Trump pela alegação de que o Brasil “persegue” Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe após a eleição de 2022.
Lula reafirmou que o processo judicial é de competência da Justiça brasileira e deve ser protegido de ingerências externas.
Trump, em carta a Lula, classificou o julgamento de Bolsonaro como “vergonha internacional” e pediu o fim da “caça às bruxas” contra o ex-presidente.