Bolsonaro diz que condenação de Zambelli é uma ‘injustiça’, mas diz que episódio ‘interferiu nas eleições’
Bolsonaro defende Carla Zambelli e critica decisão do STF, atribuindo a ela responsabilidade pela sua derrota eleitoral. Ele considera a condenação uma "injustiça" e afirma que a situação prejudicou sua imagem durante as eleições de 2022.
Ex-presidente Jair Bolsonaro classificou como “injustiça” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL).
Bolsonaro afirmou que a deputada tem porte de arma e considerou a punição como um exagero. Ele fez as declarações após a decisão unânime do STF que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
A deputada foi condenada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. A decisão prevê cinco anos e três meses de prisão e a possiblidade de perda do mandato.
Bolsonaro também responsabilizou Zambelli pela sua derrota nas eleições de 2022, afirmando que sua ação de sacar a arma e perseguir um apoiador de Lula “desgastou” sua imagem. Ele disse que essa atitude associou sua política de defesa do armamento a uma situação negativa.
Embora a maioria no STF tenha sido formada, o julgamento não foi encerrado e ainda cabem recursos.
Com informações do Estadão Conteúdo