Bolsonaro diz que Motta prometeu seguir “a maioria” sobre anistia
Bolsonaro revela que presidente da Câmara se comprometeu a pautar projeto de anistia, caso obtenha a maioria dos votos. O ex-presidente pede cautela aos aliados frente à pressão da oposição por uma votação urgente.
Jair Bolsonaro afirmou, nesta 2ª feira (7.abr.2025), que o presidente da Câmara, Hugo Motta, se comprometeu a pautar o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro se houver apoio da maioria dos congressistas.
Bolsonaro disse que Motta respeitará a vontade da Casa caso os deputados queiram votar o projeto, afirmando: “Ele vai cumprir. Se havendo maioria, ele bota em votação”.
A oposição pressiona Motta pela aprovação da anistia, enquanto deputados favoráveis fazem obstruções em comissões para pressioná-lo. No entanto, Motta está se mostrando inflexível, não cedendo à pressão do PL.
Bolsonaro criticou a “onda excessiva” na imprensa e pediu calma aos aliados. Ele acredita que Motta cumprirá a promessa, afirmando que “ele tem consciência” do que foi acordado.
Na mesma entrevista, Hugo Motta destacou as prioridades do Congresso, começando pela segurança pública. Ele sugeriu excepcionalidades de gastos para combater o crime organizado.
Além disso, Motta mencionou a discussão do voto distrital misto como uma prioridade. Neste sistema, os eleitores teriam dois votos: um para candidatos do distrito e outro para partidos.
Atualmente, os deputados federais são eleitos por um sistema proporcional de votos.