Bolsonaro diz que Pena Justa é para “tirar vagabundo da cadeia”
Bolsonaro critica projeto do governo que visa a redução da população carcerária, comparando beneficiados a golpistas. O ex-presidente participou de evento com a presença de autoridades e fez declarações sobre o impacto da nova política pública.
Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta 3ª feira (11.mar.2025), que o projeto Pena Justa do Ministério da Justiça, lançado em 12 de fevereiro, tem o objetivo de “tirar vagabundo da cadeia”.
Ele comparou os presos beneficiados pela nova política a aqueles condenados pela invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Durante um evento em São Paulo, Bolsonaro declarou: “Tem dezenas de mães que não veem o filho dormir nem acordar. Acusações de golpistas? Pelo amor de Deus”.
O ex-presidente fez críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e participou do lançamento de uma marca de capacete de motocicleta, ao lado do governador Tarcísio de Freitas e do senador Flávio Bolsonaro.
O plano Pena Justa inclui 51 ações e 306 metas até 2027, visando aprimorar o controle de vagas no sistema prisional, progressão de regime e a saída de presos. Também prevê medidas para a reintegração social de egressos e a prevenção da reincidência de violações de direitos humanos.
O programa foi criado após o Supremo Tribunal Federal exigir um plano nacional para resolver as violações nos presídios brasileiros.