Bolsonaro diz que prisão representaria o fim de sua vida
Bolsonaro afirma que a possibilidade de prisão representa o fim de sua vida e nega intenção de golpe. Ele detalha conversas com militares sobre alternativas após sua derrota nas eleições de 2022.
Ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que uma eventual prisão representaria o fim de sua vida, citando ter 70 anos, em entrevista à Folha de S. Paulo.
A 1ª Turma do STF decidiu, em 26 de março, tornar Bolsonaro e 7 pessoas réus por tentativa de golpe de Estado em 2022. Há expectativa entre seus aliados de condenação e prisão ainda em 2025.
Bolsonaro negou ter intenção de golpe, mas admitiu ter discutido alternativas após sua derrota nas eleições de 2022. Ele buscou entender as medidas constitucionais possíveis, como estado de sítio, estado de defesa, artigo 142 e intervenção.
O ex-presidente se reuniu duas vezes com comandantes militares, mas minimizou as conversas, afirmando que não foram profundas. “Nada foi com muita profundidade...”, comentou. Ele enfatizou que um golpe não poderia ser dado à luz do dia.
Sobre sua confiança nos militares, Bolsonaro explicou que as discussões visavam avaliar se havia fundamento concreto para contestar as eleições, mas a conclusão foi que não havia como avançar.
Outros destaques:
- Ministros do governo buscam retomar suas vidas normalmente.
- Encontros foram com o então ministro da Defesa e outras autoridades.