Bolsonaro diz que STF quer condená-lo a 30 anos de prisão
Bolsonaro se diz alvo de "prisões absurdas" ao comparar sua possível pena a sentenças de extremistas de 8 de janeiro. Ele critica a atuação do STF e alega que a punição proposta é desproporcional.
Ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou réu no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 nesta 4ª feira (26.mar.2025).
Ele afirmou que o STF pretende condená-lo a 30 anos de prisão, comparando a pena a aquelas aplicadas a condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, que variam entre 14 e 17 anos.
Bolsonaro questionou: “Por que essas prisões absurdas? 17 anos. Como 14 para Débora agora. A Débora está sofrendo mais do que um ser humano pode suportar... Querem botar 30 em mim”.
A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos pichou a estátua "A Justiça" em protesto, escrevendo “perdeu, mané” - frase dita pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2022.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou por uma pena de 14 anos, seguido por Flávio Dino. Na 2ª feira (24.mar), Luiz Fux pediu vista, suspendendo o julgamento.
O julgamento se referiu ao 1º dos 4 grupos de pessoas denunciadas pela PGR por tentativa de golpe de Estado em 2022. Este grupo é considerado o núcleo central da organização criminosa.