Bolsonaro elogia 'firmeza' e 'coragem' de Trump após tarifaço e pede que Poderes 'ajam com urgência'
Bolsonaro critica aumento tarifário de Trump e alerta para isolamento do Brasil. O ex-presidente pede ação urgente dos Três Poderes contra abusos e censura.
Ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu com "senso de responsabilidade" a carta do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o aumento tarifário de produtos brasileiros.
Em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o Brasil caminha rapidamente para o isolamento e pediu ação urgente dos Três Poderes.
Ele destacou que a medida é resultado do afastamento do Brasil de seus compromissos históricos e criticou "abuso, censura e perseguição política" que, segundo ele, não ocorreriam em seu governo.
Bolsonaro expressou respeito e admiração pelo governo americano e alertou que essa "caça às bruxas" não é apenas contra ele, mas contra milhões que lutam por liberdade.
A crise diplomática escalou após Trump criticar ações da Justiça brasileira e sugerir uma barreira comercial. O governo brasileiro, sob Lula, reagiu anunciando a aplicação da “Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, que pode variar as taxas sobre bens americanos.
A tensão gerou mais de um milhão de publicações em português nas redes sociais entre quarta e quinta-feira, segundo levantamento da consultoria Arquimedes.