HOME FEEDBACK

Bolsonaro encontra com candidato de Ciro e ensaia palanque para 2026

Movimento busca fortalecer a oposição ao governo do Ceará em 2026, unindo forças entre bolsonaristas e Ciro Gomes. Roberto Cláudio se prepara para trocar de partido e apoiar uma candidatura alinhada a Jair Bolsonaro.

Reunião Estratégica: O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza e aliado de Ciro Gomes (PDT), em 29 de maio de 2025.

Movimentação Política: Cláudio anunciou sua saída do PDT e deve se filiar ao União Brasil, sinalizando uma possível aliança entre ex-adversários para confrontar Elmano de Freitas (PT) em 2026.

Pontos-Chave:

  • André Fernandes (PL) elogiou Ciro Gomes como "preparado" para enfrentar Elmano.
  • Cláudio é visto como candidato ao governo do Estado com apoio do PL.
  • Em troca, Ciro Gomes apoiaria Alcides Fernandes, pai de André, ao Senado.

Desafios: Bolsonaristas condicionaram apoio a Cláudio à sua saída do PDT, partido responsável pela inelegibilidade de Bolsonaro.

Movimentação para Filiação: A mudança para a Federação União Progressista deve ser oficializada na 2ª metade de junho.

Objetivo: Bolsonaro busca reduzir sua rejeição no Nordeste, onde foi derrotado nas eleições de 2022 (69,34% para Lula e 30,66% para Bolsonaro).

Avanços do PL: O partido elegeu 2 aliados do ex-presidente em capitais nordestinas (Aracaju e Maceió) em 2024.

Estrategia de Maioria: Alcides Fernandes confirma a tentativa de Bolsonaro de garantir maiorias para pautas prioritárias, como o impeachment de ministros do STF.

Leia mais em poder360