Bolsonaro era capaz de tudo para não deixar Lula assumir, diz Gleisi
Gleisi Hoffmann denuncia a gravidade das evidências apresentadas no STF sobre tentativas de impedir a posse de Lula. A ministra aponta que ações do governo de Bolsonaro tiveram o objetivo de fraudar a vontade popular nas eleições de 2022.
Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais, chamou de “chocantes” os depoimentos das testemunhas no STF sobre uma tentativa de golpe em 2022.
Ela destacou que as declarações indicam que o antigo presidente Jair Bolsonaro (PL) “era mesmo capaz de tudo” para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Hoffmann afirmou que os depoimentos confirmaram o bloqueio de ônibus e vans para impedir eleitores de Lula de chegarem às seções eleitorais no segundo turno.
A ministra criticou o uso do Ministério da Justiça e da Polícia Rodoviária Federal para “corromper e fraudar a vontade do povo”.
O Supremo Tribunal Federal começou a ouvir testemunhas da PGR e defesas do “núcleo crucial” acusado de tentativa de golpe na segunda-feira (19.mai).
Os depoimentos foram realizados por videoconferência, com a participação de ministros como Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, e sem transmissão oficial. Bolsonaro acompanhou os interrogatórios.