Bolsonaro ironiza arquivamento de investigação por incomodar baleias
Bolsonaro ironiza arquivamento de investigação sobre importunação a baleia jubarte e compartilha multa recebida. O MPF concluiu que não houve intenção criminosa por parte do ex-presidente na aproximação ao animal.
Ex-presidente Jair Bolsonaro ironizou, em 31 de março de 2025, o arquivamento da investigação sobre a suposta importunação de uma baleia jubarte em São Sebastião (SP) em junho de 2023. Ele compartilhou a nota do advogado e uma charge em seu perfil no X.
Em 27 de março, o MPF arquivou o caso por falta de provas de intenção de incomodar o animal, requisito essencial para crime ambiental. Apesar de isento de sanção penal, Bolsonaro revelou ter sido multado em R$ 2.500.
Vídeos de junho de 2023 mostraram um indivíduo em jet ski próximo à baleia. O Ibama pediu a investigação e o MPF acompanhou o inquérito da PF, suspeitando que Bolsonaro fosse o condutor do veículo que chegou a 15 metros do animal.
A portaria 117 do Ibama proíbe a aproximação de embarcações com motor ligado a menos de 100 metros da baleia. Em março de 2024, a PF decidiu não indiciar Bolsonaro e demais investigados.
Além disso, o parecer do MPF sobre o caso da baleia coincidiu com o arquivamento da investigação sobre fraudes no cartão de vacinação de Bolsonaro, atendendo ao pedido da PGR devido à falta de provas.