Bolsonaro não tomou vacina e virou aquela coisa ruim, diz Lula
Lula critica Jair Bolsonaro por sua gestão durante a pandemia e pede responsabilização pelas mortes. O presidente também defende a cassação do deputado Eduardo Bolsonaro por traição à pátria.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou Jair Bolsonaro em discurso na inauguração de fábrica de medicamentos em Goiana (PE) nesta 5ª feira (14.ago.2025).
Lula afirmou que Bolsonaro virou “aquilo” por não ter tomado vacinas e pediu sua responsabilidade pelas 300 mil mortes ocasionadas pela pandemia.
O presidente chamou atenção para a acusação de tarifaço de 50% a produtos brasileiros por Donald Trump e declarou ser inaceitável usar isso como justificativa por perseguição a Bolsonaro.
Sobre o deputado Eduardo Bolsonaro, Lula pediu sua cassação por traição à pátria, alegando que ele instigou os EUA contra o Brasil.
O Relatório Nacional de 2024 sobre práticas de direitos humanos, publicado pelo Departamento de Estado dos EUA, menciona o cerceamento da liberdade de imprensa e injustiças relacionadas a Bolsonaro.
Lula ironizou Bolsonaro, afirmando que as acusações vêm de delações dos seus “comparsas” e não de opositores.
A inauguração da Fábrica de Hemoderivados da Hemobras, que custou R$ 1,9 bilhão, visa produzir remédios a partir do excedente de plasma humano doado em hemocentros do Brasil.