Bolsonaro pede anistia para presos do 8/1: “Se jogarmos a toalha, o sistema venceu”
Bolsonaro convoca ato em São Paulo e reafirma apoio à anistia para golpistas. O ex-presidente destaca a importância de pacificação política e critica a oposição por se opor à anistia.
Jair Bolsonaro, ex-presidente, convocou seus apoiadores para um novo ato na Avenida Paulista no próximo domingo (29).
Em entrevista à rádio Auriverde, ele pediu anistia para envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. “Não desistam. É sinal de que o sistema venceu”, afirmou.
Bolsonaro pediu perdão político para condenados e investigados pelos atos antidemocráticos que causaram danos ao Congresso, ao STF e ao Palácio do Planalto.
Ele também afirmou que a esquerda já foi beneficiada por anistias no passado, comparando a situação atual com a anistia dos militares que “pacificou o país”. “Tem que trazer de volta os exilados, libertar os presos e passar uma borracha nisso tudo”, defendeu.
O termo exilados políticos foi utilizado para descrever aqueles que deixaram o Brasil, como o filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, e blogueiros foragidos.
O evento servirá como um teste de mobilização para a direita bolsonarista, em meio a investigações avançadas sobre a tentativa de golpe de 2022, afetando aliados próximos.