HOME FEEDBACK

Bolsonaro pede para ser absolvido na ação sobre tentativa de golpe de Estado

Bolsonaro se defende de acusações de tentativa de golpe e pede anulação de delação. A ação no STF avança para a fase final, com julgamento previsto para setembro.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, nesta quarta-feira (13), liderar uma tentativa de golpe após derrotas nas eleições de 2022.

Ele pediu a absolvição e a anulação da delação do tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens.

Bolsonaro apresentou suas alegações finais à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na ação da estrutura golpista. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), este grupo seria responsável pela tentativa de golpe.

A defesa enfatizou que a acusação de ser líder de organização criminosa se baseia em declarações de um colaborador que, segundo a defesa, é o verdadeiro instigador dos atos.

Com as alegações das defesas, a ação se aproxima da última fase antes do julgamento, que pode resultar em condenação ou absolvição de Bolsonaro e seus aliados.

A expectativa é que a análise ocorra em setembro e seja encerrada ainda este ano. Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, pode enfrentar pena de até 43 anos em regime fechado.

Leia mais em valoreconomico