Bolsonaro pede urgência aos Poderes para que atendam exigências de Trump e só cita tarifaço
Bolsonaro manifesta preocupação com isolamento do Brasil e pede ação urgente dos Poderes. Ex-presidente reconhece relação com os EUA e critica medidas que comprometem liberdade e democracia no país.
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, nesta quinta-feira (10), o aumento da sobretaxa de 50% sobre produtos importados do Brasil, imposto pelos Estados Unidos. Ele pediu ação urgente dos Poderes e evitou críticas diretas à medida.
Bolsonaro declarou que o Brasil caminha para isolamento internacional e destacou a necessidade de parar a censura e perseguição política. Ele expressou admiração pelo governo dos Estados Unidos e mencionou a carta de Donald Trump ao presidente Lula (PT) sobre a sobretaxa.
"Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta... Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos", afirmou Bolsonaro.
Ele atribuiu a sobretaxa ao afastamento do Brasil de seus compromissos com a liberdade e o Estado de Direito, afirmando que tal medida não ocorreria sob seu governo. Também mencionou a "caça às bruxas" mencionada por Trump, afirmando que a medida afeta milhões de brasileiros.
Bolsonaro ressaltou que estão em jogo liberdade de expressão, de imprensa e de participação política. Ele pediu que os Poderes apresentem com urgência medidas para resgatar a normalidade institucional.
Aliados de Bolsonaro admitem um desgaste por conta da sobretaxa e analisam a necessidade de blindá-lo da crise. A decisão de Trump é vista como uma ofensiva para defender o ex-presidente, enquanto o governo Lula (PT) avança no discurso de que a medida fere a soberania do país.