Bolsonaro quebra silêncio e reafirma 'respeito e admiração' por Trump após tarifaço
Bolsonaro critica medida de Trump e defende liberdade de expressão no Brasil. Ex-presidente aponta que o país está se afastando de seus compromissos com a democracia e teme isolamento internacional.
Ex-presidente Jair Bolsonaro rompe o silêncio e comenta a decisão de Donald Trump de taxar em 50% produtos brasileiros.
Bolsonaro afirmou que recebe a carta de Trump “com responsabilidade”. O presidente dos EUA justificou a medida econômica por discordar do tratamento que Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado, recebe do Poder Judiciário no Brasil.
A decisão de Trump gerou uma crise diplomática sem precedentes, levando o governo brasileiro a reforçar a independência da Justiça e a democracia como inegociáveis. O presidente Lula declarou: “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.
Bolsonaro ressaltou sua “admiração pelo governo dos Estados Unidos” e atribui a medida ao afastamento do Brasil dos “compromissos históricos com a liberdade e o Estado de Direito”. Ele sentenciou: “Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”.
O ex-presidente disse que ele e milhões de brasileiros são vítimas de uma “caça às bruxas” no país, afirmando que está em jogo a liberdade de expressão e outros direitos.
Bolsonaro manifestou preocupação com o rumo do Brasil, qualificando-o como uma ameaça de “isolamento e vergonha internacional”. Ele concluiu que é urgente que os Poderes apresentem medidas para resgatar a normalidade institucional.