Bolsonaro sai em defesa de Le Pen, condenada por corrupção na França
Bolsonaro expressa apoio a Marine Le Pen após sua condenação por desvio de fundos, análoga às ações do governo Maduro na Venezuela. O ex-presidente enfatiza o crescimento da direita global e critica a atuação da esquerda em eleições.
Jair Bolsonaro se pronunciou em defesa de Marine Le Pen, líder do partido francês Reagrupamento Nacional, em publicação no X (ex-Twitter) nesta 3ª feira (1º.abr.2025).
Le Pen foi condenada por desvio de fundos do Parlamento Europeu e está inelegível por 5 anos, junto com outros 8 ex-eurodeputados.
Bolsonaro, também inelegível até 2030, destacou o crescimento de partidos de direita e criticou a esquerda no Brasil e na França. Ele comparou a situação de Le Pen às ações do regime de Nicolás Maduro na Venezuela.
Ele escreveu: “A esquerda na França, como no Brasil, opta pelo caminho do Lawfare, do ativismo judicial... A inelegibilidade de Marine Le Pen segue a mesma cartilha do regime de Maduro.”
Bolsonaro expressou seu apoio a Le Pen, torcendo para que ela “vença a perseguição” e dispute as eleições francesas em 2027, onde é considerada favorita segundo a pesquisa do Ifop.
Ele declarou: “O povo é quem decide quem será o presidente da França em 2027. Nós estamos ao seu lado, senhora Le Pen! Viva a liberdade! Viva a França! Viva o Brasil!”
Le Pen e outros 24 indivíduos foram acusados de usar indevidamente cerca de 3 milhões de euros do Parlamento Europeu. Eles pagavam funcionários que realmente trabalhavam para o partido entre 2012 e 2016, com a justiça afirmando que houve um “sistema” de contratos fictícios.
A presidente do tribunal, Bénédicte de Perthuis, enfatizou que não foi uma questão de erros administrativos, mas apropriação indébita dentro da estrutura do partido.
Todos os envolvidos, incluindo Marine Le Pen, foram condenados à inelegibilidade e ela deixou o tribunal antes do término do julgamento.