Bombardeiros americanos B-2, capazes de destruir instalação nuclear no Irã, decolam dos EUA
Bombardeiros B-2 partem dos EUA rumo ao Pacífico em possível missão contra o Irã. A ação ocorre em meio a tensões crescentes e uma iminente decisão dos EUA sobre ataques à instalação nuclear de Fordow.
Dois a quatro bombardeiros B-2 decolaram da Base Aérea de Whiteman, Missouri, na manhã deste sábado, 21. As aeronaves podem transportar bombas que poderiam destruir a instalação nuclear fortificada de Fordow, no Irã.
Os bombardeiros seguem para oeste, em direção à Base Naval de Guam, acompanhados por quatro tanques de reabastecimento. Dados de voo e gravações do controle de tráfego aéreo confirmam essa movimentação.
No dia 19, o presidente Donald Trump anunciou que tomaria uma decisão em até duas semanas sobre a união a Israel em ataques ao Irã. Ele também ordenou o envio de reforços das forças americanas ao Oriente Médio, com três grupos de porta-aviões na região nas próximas semanas.
Na manhã de sábado, monitoramento aéreo detectou a decolagem de dois B-2 Spirit. Apesar de serem furtivos, não são invisíveis, especialmente no início do voo.
Além dos bombardeiros, oito aeronaves KC-135 de reabastecimento também decolaram. Isso permite que os B-2 façam a jornada de até 11 horas até Fordow, possivelmente reabastecendo na base de Diego Garcia, no Oceano Índico.