Boric interrompe agenda após alerta de tsunami por terremoto no sul do Chile
Presidente do Chile se dedica a monitorar a situação pós-terremoto em Puerto Williams e coordena esforços de evacuação. Autoridades em alerta para possíveis variações no nível do mar após alerta de tsunami.
Presidente do Chile, Gabriel Boric, suspendeu agenda nesta sexta-feira, 2, para supervisionar emergência após terremoto de magnitude 7,5 em Puerto Williams.
O evento provocou um alerta de tsunami e a evacuação das áreas costeiras, incluindo Punta Arenas, cidade natal do presidente.
Segundo La Moneda, o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) foi acionado para coordenar a resposta, e a atividade programada para as 10h foi cancelada.
O Centro Sismológico Nacional (CSN) registrou o terremoto às 8h58 e seu epicentro foi localizado a 218,1 km ao sul de Puerto Williams, com profundidade de 10 km.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) emitiu rapidamente uma alerta de tsunami. O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) requisitou a evacuação do litoral em Magallanes, com um estado de precaução na praia do Território Antártico Chileno.
Em sua mensagem, Boric pediu a evacuação do litoral e destacou que todos os recursos estatais estão disponíveis para responder à emergência.
Até agora, não há relatos de danos materiais ou feridos, e as autoridades permanecem alertas para variações no nível do mar enquanto a população evacua com calma.