Boulos aciona PGR contra Tarcísio por ajuda a Bolsonaro
Boulos pede investigação sobre governador por suposto favorecimento a Bolsonaro. Governador nega ter solicitado liberação de passaporte para o ex-presidente visando negociação com Trump.
Deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou uma representação na PGR contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) em 11.jul.2025.
A ação solicita investigação sobre a suposta tentativa do governador de facilitar a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Brasil, ao pedir a liberação de seu passaporte a ministros do STF.
Tarcísio negou as alegações: “Não houve isso”, disse ele à CNN.
Boulos fundamenta o pedido no crime de favorecimento pessoal, visando auxiliar alguém em escapar da Justiça. A representação foi motivada por publicações que indicam o contato de Tarcísio com integrantes do STF.
Boulos também criticou: “São Paulo é o Estado que mais perde com a taxação do Trump. E o que Tarcísio fez sobre isso?” Afirmou que o governador pediu a liberação do passaporte para que Bolsonaro viajasse aos EUA e negociasse com Trump sobre tarifas.
Bolsonaro está sem passaporte desde fevereiro de 2024, quando foi apreendido pela Polícia Federal. Ele é réu em ação penal no STF relacionada a uma possível tentativa de golpe em 2022.
O Poder360 tentou contato com a assessoria de Boulos, o governo de São Paulo e a PGR, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.