Boulos realiza manifestação neste domingo contra o PL da anistia
A esquerda se mobiliza contra a anistia a condenados do 8 de Janeiro, organizando atos em diversas capitais. Apesar da convocação, ministros do governo Lula devem se ausentar da manifestação, preocupados com a imagem do presidente.
Manifestação contra PL 2.858 de 2022 neste domingo (30.mar.2025) foi convocada pela esquerda.
O ato protesta contra a anistia aos condenados do 8 de Janeiro e é uma resposta ao protesto do ex-presidente Jair Bolsonaro em Copacabana, realizado em 16 de março.
A manifestação, organizada pelos movimentos Povo Sem Medo e Frente Popular, ocorrerá em várias capitais, com destaque para a Avenida Paulista, em São Paulo, promovida pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP).
O protesto de 16 de março foi o de menor adesão entre os atos de Bolsonaro em São Paulo e Rio de Janeiro.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), confirmou presença, porém ministros do governo Lula devem faltar, incluindo a ministra Gleisi Hoffmann.
A ausência se deve ao temor de que uma baixa presença prejudique a imagem do presidente, embora o evento seja organizado por Boulos.
Essa postura contrasta com o pedido de Lula, em 31 de janeiro, para melhorar a comunicação do governo e ser mais ativo nas redes sociais.
A concentração em São Paulo será às 14h na praça Oswaldo Cruz, seguindo para o antigo DOI-Codi, órgão de repressão durante a ditadura militar (1964-1985).
Demais cidades com manifestações:
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Porto Alegre
- Curitiba
- Salvador
- Recife
- Fortaleza