BP e outras petroleiras evacuam trabalhadores dos campos de petróleo do Iraque
Empresas de petróleo iniciam evacuação cautelar de pessoal estrangeiro no Iraque, enquanto produção permanece estável. Conflitos regionais e tensões entre EUA e Irã motivam as medidas preventivas.
Empresas de petróleo evacuam trabalhadores do Iraque
A BP, a Eni e a TotalEnergies iniciaram a evacuação de seus trabalhadores estrangeiros nos campos de petróleo iraquianos, conforme informou a estatal Basra Oil Company.
Apesar da evacuação, a produção nos campos do sul do Iraque se mantém estável, com exportações média de 3,32 milhões de barris por dia.
Essa ação ocorre após ataques militares dos EUA a instalações nucleares iranianas e em meio a conflitos entre Israel e o Irã.
O grupo Kataib Hezbollah, alinhado ao Irã, ameaçou retomar ataques às tropas dos EUA caso haja intervenção americana no Irã.
A Basra Oil Company comunicou que a BP evacuou temporariamente alguns trabalhadores, especialmente do campo de Rumaila, porém garantiu que a produção não seria afetada.
A Eni reduziu sua equipe de 260 para 98 na área de Zubair, como medida de precaução, mas a operação continua com trabalhadores locais.
A TotalEnergies evacuou 60% de seu pessoal, mas isso não impactou as operações. Ambas as empresas não puderam comentar sobre a situação imediatamente.