Brasil condena nova ofensiva de Israel em Gaza:'Incompatível com as normas de direito internacional'
Brasil critica intensificação de ofensivas israelenses em Gaza e defende a solução de dois Estados. O governo destaca a grave situação humanitária e pede acesso imediato à ajuda necessária.
Governo brasileiro condena ofensiva israelense na Faixa de Gaza, em nota publicada nesta quarta-feira, 21.
O Itamaraty criticou a declaração do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o controle total da região, afirmando que é incompatível com normas de direito internacional.
No comunicado, o Brasil reafirma que a solução legítima para o conflito é a solução de dois Estados.
Em meio à intensificação dos bombardeios, pelo menos 300 palestinos morreram, incluindo mulheres e crianças. Cerca de 60 mil pessoas foram deslocadas de suas casas.
A nota do Itamaraty enfatiza o risco de fome generalizada em Gaza, que enfrenta bloqueio israelense há mais de dois meses.
O Brasil expressou grave preocupação com a intenção israelense de permitir apenas ingresso mínimo de alimentos e remédios, alertando que o uso da fome como método constitui crime de guerra.
O governo brasileiro conclama Israel a permitir acesso imediato à ajuda humanitária e reitera o apelo pela cessação das hostilidades e retirada das forças israelenses de Gaza.