HOME FEEDBACK

Brasil é convidado a presidir grupo na ONU sobre criação de Estado palestino

Brasil será copresidente de grupo de trabalho na conferência da ONU sobre a criação do Estado da Palestina. Evento visa promover o respeito ao direito internacional e a solução pacífica da questão.

Conferência da ONU Sobre a Crise no Oriente Médio

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um convite para copresidir um grupo de trabalho na ONU, que discutirá uma solução para a crise no Oriente Médio, visando a criação de um Estado da Palestina.

O Brasil foi convidado pela França e Arábia Saudita, que lideram a "Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados". O país compartilhará a presidência do grupo com o Senegal.

A missão do grupo é a promoção do respeito ao direito internacional para implementar a solução de dois Estados. Os trabalhos são abertos a todos os Estados-membros da ONU, além de representantes de agências e comissões regionais.

A conferência está agendada para junho e foi aprovada pela Assembleia-Geral da ONU em dezembro de 2024 com 157 votos favoráveis. Os EUA e outros 7 países votaram contra, enquanto 7 se abstiveram.

O Brasil mantém uma posição histórica em defesa de uma solução de dois Estados: Israel e Palestina. A pressão internacional sobre Israel aumentou devido à guerra na Faixa de Gaza, com mais de 50 mil palestinos mortos, segundo o Hamas.

Na segunda-feira (19), Reino Unido, França e Canadá ameaçaram adotar "medidas concretas" caso Israel não cesse as ações scândalos em Gaza.

A conferência pode intensificar a pressão diplomática contra Israel, porém, a admissão de novos membros na ONU requer aprovação do Conselho de Segurança, onde os EUA possuem poder de veto.

Leia mais em folha