Brasil e EUA desmantelam rede de tráfico de migrantes
Operação conjunta desmantela rede de tráfico de migrantes; Flavio Alves, líder da organização, é preso nos EUA. Colaboração entre autoridades brasileiras e americanas resulta em combate eficaz à exploração de pessoas vulneráveis.
Autoridades dos EUA e do Brasil prenderam traficantes de migrantes em operação conjunta no dia 26 de março de 2025.
A ação desmantelou uma organização criminosa transnacional que transportava ilegalmente brasileiros para os EUA. A operação contou com o envolvimento do Departamento de Segurança Interna dos EUA, da A agência de Investigações de Segurança Interna e da Polícia Federal brasileira.
Flavio Alexandre Alves, conhecido como “Ronaldo”, foi preso em Worcester, Massachusetts. Ele é acusado de conspiração para trazer e transportar migrantes ilegalmente e aguarda audiência de detenção marcada para 29 de março de 2025.
Alves coordenava o transporte de brasileiros via México, comprando passagens aéreas e cobrando taxas pelo serviço. Ele já havia sido condenado por tráfico de pessoas em 2004 e deportado para o Brasil em 2005, mas reentrou ilegalmente nos EUA.
No Brasil, a Polícia Federal prendeu outro suspeito envolvido no esquema e executou mandados de busca e apreensão.
Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Missão dos EUA no Brasil, destacou a importância da colaboração entre os países: “Desarticular uma rede criminosa perigosa protege indivíduos vulneráveis da exploração e torna as comunidades americanas mais seguras”.
Escobar reafirmou o compromisso de ambos os países em continuar a colaboração para proteger cidadãos de ambos os lados.