Brasil é o 36º país mais feliz do mundo, diz ranking
Brasil avança no ranking de felicidade ao alcançar a 36ª posição, refletindo uma melhora significativa em comparação aos anos anteriores. O estudo, que avalia aspectos como apoio social e economia, destaca a constante liderança da Finlândia como o país mais feliz, mesmo diante de questionamentos sobre a precisão do índice.
Brasil é o 36º país mais feliz do mundo, segundo o relatório World Happiness, da ONU, que classifica a felicidade em 143 países.
O ranking foi divulgado em 20 de março de 2025, Dia Internacional da Felicidade. A Finlândia se mantém em 1º lugar pelo 8º ano consecutivo, seguida pela Dinamarca e Islândia.
O Brasil subiu 8 posições, passando do 44º para o 36º lugar, uma melhora em relação aos anos anteriores:
- 2024: 44º lugar
- 2023: 49º lugar
- Melhor posição: 16ª (2014)
Estados Unidos (24º) e Alemanha (22º) ficaram fora do top 20 pela 1ª vez em 20 anos. O Afeganistão é o país menos feliz.
O relatório considera 6 fatores: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.
Segundo a pesquisadora Jennifer De Paola, a felicidade na Finlândia é atribuída à proximidade com a natureza e ao equilíbrio entre trabalho e vida privada. Ela observa que a definição de uma vida bem-sucedida pode ser mais acessível lá.
Especialistas questionam a confiabilidade do ranking, argumentando que ele reflete frequentemente a realidade de países ricos, onde os 6 indicadores são positivos.
A estudante Noora Ojala considera os rankings uma piada e destaca que a felicidade vai além dos fatores considerados. O psiquiatra Alfredo Maluf Neto enfatiza a falta de consenso sobre o que é felicidade, incluindo aspectos médicos e neurobiológicos.
O pesquisador Arto Salonen sugere que a percepção de felicidade pode estar relacionada à separação entre desejos e necessidades financeiras.