Brasil é tema do show de 14 de julho, data nacional da França, na Torre Eiffel
Brasil será destacado em homenagem na Torre Eiffel durante o Dia da Bastilha, com um espetáculo de fogos e drones em cores nacionais. O evento acontece sob forte esquema de segurança, devido a preocupações com protestos após a final da Copa do Mundo de Clubes.
Brasil será homenageado nesta segunda (14) na Torre Eiffel, durante o espetáculo pirotécnico do 14 de julho, data nacional francesa.
O show de drones e fogos de artifício usará cores e temas do Brasil, em celebração ao Ano do Brasil na França e à COP30, cúpula sobre mudanças climáticas em Belém.
Um forte esquema de segurança será implementado, com a presença de 11.500 policiais e bombeiros, devido à final da Copa do Mundo de Clubes do Paris Saint-Germain, que ocorre no dia anterior.
A Torre Eiffel estará fechada para a instalação dos fogos. O espetáculo começará às 23h locais e durará 20 minutos. Durante o dia, ocorrerá o tradicional desfile militar nos Champs-Elysées.
À noite, haverá um concerto de música erudita no Campo de Marte, com participação do cantor Bruno de Sá.
O responsável pelo show, Jonas Bidault, mantém sigilo sobre os detalhes. No ano passado, drones formaram imagens de atletas. Este ano, serão cerca de 1.100 aparelhos voando a 300 metros de altura.
No dia 5 de junho, a Torre foi iluminada nas cores da bandeira do Brasil em homenagem à visita de Luiz Inácio Lula da Silva à França.
A capital francesa está celebrando a cultura brasileira com praias artificiais ao longo do rio Sena, um baile e um desfile de carnaval, além de apresentações de orquestras.
Os franceses comemoram a queda da Bastilha em 1789, um marco da Revolução Francesa.