Brasil exporta 219 mil toneladas de carne bovina em fevereiro, maior valor para o mês desde 1997
Brasil registra recorde em exportação de carne bovina em fevereiro, impulsionado por problemas em países concorrentes. A maior parte das vendas foi destinada à China e aos Estados Unidos, reforçando a posição do país como líder global no setor.
Recorde de exportação de carne bovina no Brasil: em fevereiro, o país exportou mais de 219 mil toneladas, gerando cerca de um bilhão de dólares em faturamento.
Dados da Abiec mostram que este é o maior volume registrado para o mês de fevereiro desde 1997. Comparando com o ano anterior, as vendas cresceram 7,5% em volume e 16,5% em faturamento.
A China e os Estados Unidos, maiores parceiros comerciais, juntas compraram 121,3 mil toneladas, representando mais da metade das exportações do mês.
A maior parte das exportações, 87%, é de carne in natura. O sucesso é atribuído a questões enfrentadas pelos concorrentes, como EUA e Austrália, e uma missão do Brasil de diversificar mercados.
O governo do Brasil busca aumentar a oferta interna, investindo em crédito para produtores, para equilibrar os impactos das exportações na economia.
Recentemente, o presidente Lula fez uma viagem ao Japão e ao Vietnã, buscando ampliar o comércio. O Japão aceitou iniciar uma ampliação no comércio, com técnicos japoneses vindo ao Brasil para inspeções sanitárias.
Apesar da especialista da ABIEC apontar otimismo, a negociação com o Japão, que já dura 20 anos, deve ser conduzida com cautela devido à complexidade burocrática.