HOME FEEDBACK

Brasil exporta volume recorde de ovos em maio

Maior volume mensal de exportação de ovos é impulsionado pela demanda dos EUA, apesar das restrições da gripe aviária. No mercado interno, preços altos dos ovos contrastam com a queda nos valores do frango vivo.

Exportações de Ovos Brasileiros Batem Recorde

Em maio de 2025, exportadores brasileiros embarcaram 5,36 mil toneladas de ovos, o maior volume mensal desde 1997. A Secex (Secretaria de Comércio Exterior) anunciou um crescimento de 23% em relação a abril e 296% em comparação anual.

Os Estados Unidos foram o principal destino, responsáveis por 77,8% do volume exportado. O Cepea confirmou que este foi o maior registro de embarques em 28 anos, incluindo ovos in natura e processados.

A demanda americana é o principal motor para esse crescimento, mesmo com as limitações após a detecção de gripe aviária.

No mercado interno, os produtores encontram um cenário positivo. As cotações dos ovos estão em alta pela segunda semana consecutiva, impulsionadas por uma oferta controlada e demanda aquecida.

Por outro lado, o setor de frango vivo enfrenta dificuldades. No Estado de São Paulo, o preço médio é de R$ 5,51/kg, uma queda de 12% em relação a maio. Isso pode interromper a alta no poder de compra dos avicultores, que vinham melhorando em relação ao milho e ao farelo de soja.

A ciência que explica a queda nos preços é que a elevada oferta de carne de frango, devido às restrições de exportação, levou compradores a evitarem novas aquisições, pressão que se intensifica neste início de junho.

Leia mais em poder360