Brasil faz a 1ª importação de gás natural da Argentina
MTX realiza a primeira importação de gás argentino via Bolívia, garantindo novas rotas de abastecimento. A operação visa reduzir custos energéticos no Brasil e potencializar a balança comercial da Argentina.
MTX Comercializadora de Gás Natural, subsidiária da Matrix Energy, realizou a 1ª importação de gás argentino ao Brasil em 1º de abril de 2025.
Cerca de 500 mil metros cúbicos de gás foram escoados do campo de Vaca Muerta, com fornecimento da Total Energies, por meio da Total Austral e YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos).
As empresas e os governos negociaram por mais de um ano para estabelecer uma rota de longo prazo para o gás argentino no Brasil, um mercado importante na América Latina.
Um desafio inicial foi a intenção da Bolívia de cobrar taxa pelo uso de sua infraestrutura, mas as negociações progrediram recentemente.
O contrato permite interrupções no fornecimento durante o inverno, quando a demanda argentina é maior.
Historicamente, o gasoduto transportou gás boliviano, mas a redução na produção da Bolívia diminuiu os volumes exportados.
A importação do gás de Vaca Muerta pode resultar em fornecimento mais barato para a indústria brasileira, beneficiando o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
A Argentina, que recentemente tinha um déficit em energia, pode obter nova receita com as exportações em crescimento sob o governo de Javier Milei.