Brasil precisa procurar outros mercados para resolver tarifaço, diz Lula
Lula propõe diversificação de mercados para mitigar impacto das tarifas dos EUA. Presidente destaca acordos comerciais com México e ASEAN como alternativas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil deve buscar novos mercados para contornar o aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos.
Em entrevista à TV Record, ele declarou estar pronto para dialogar com o presidente Donald Trump sobre a sobretaxa aplicada às exportações brasileiras.
Lula mencionou acordos comerciais com o México e planeja negociar com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) na próxima semana.
“Eu não vou ficar chorando. Vou trabalhar para que o Brasil tenha outros mercados”, disse. Ele também anunciou que o governo federal disponibilizou R$ 30 bilhões para apoiar exportadores afetados pela taxa de 50%.
O presidente destacou que, ao final, os americanos serão os mais prejudicados pelo aumento das tarifas, pois pagarão mais caro pelos produtos.
Sobre as exportações, Lula afirmou que os EUA representam 12% das exportações brasileiras, com 4% delas sendo sobretaxadas. Ele criticou a falta de negociação por parte dos americanos: “Ninguém nos Estados Unidos quer conversar.”
Lula também defendeu o multilateralismo, apontando que não se pode permitir que um país grande como os EUA negocie isoladamente com nações menores, como o Uruguai.
“Queremos que através da Organização Mundial do Comércio possamos ter negociações que beneficiem todos”, concluiu.