Brasil prepara proposta para facilitar transações e aumentar comércio dentro do Brics
Brasil apresentará proposta para facilitar pagamentos entre países do Brics, visando aumentar o comércio intrabloco e buscar alternativas ao dólar. As discussões estão em estágio inicial e não haverá anúncios durante a Cúpula dos Líderes.
Brasil propõe facilitar pagamentos entre membros do Brics para aumentar o comércio intrabloco, buscando alternativas ao dólar. A iniciativa faz parte das prioridades da presidência brasileira e foi discutida em reuniões ministeriais.
As discussões estão em estágio inicial e não haverá anúncios durante a Cúpula dos Líderes do Brics, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 6 a 7 deste mês. O projeto visa aprofundar estudos sobre transações em moedas locais.
A proposta será repassada para a próxima presidência do Brics, a Índia, para dar continuidade à pesquisa. O Brasil já havia mencionado essa ideia durante sua presidência, e ela foi discutida em 2023 na gestão sul-africana.
Um documento destaca que o Brasil compromete-se a desenvolver instrumentos de pagamento locais que facilitem o comércio e o investimento entre os membros do Brics, visando sistemas acessíveis, transparentes, seguros e inclusivos.
Contudo, ainda existem desafios a serem superados para a implementação dessa proposta. A ideia é criar uma alternativa ao dólar, protegendo as transações da volatilidade da moeda americana, mas isso exigiria reservas em moedas locais, o que enfrenta resistência entre os governos.