Brasil retoma exportação de frango para o Japão e outros 16 países
Brasil celebra a retirada de restrições à exportação de carne de frango por 17 países após declaração de erradicação da gripe aviária. A medida promete fortalecer o setor avícola e retomar as relações comerciais no mercado internacional.
17 países levantam restrições à carne de frango do Brasil
Na 3ª feira (24.jun.2025), o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) anunciou que 17 países retiraram as restrições à compra de carne de frango do Brasil.
Os países incluem:
- Japão
- Argélia
- Bolívia
- Bósnia e Herzegovina
- Egito
- El Salvador
- Iraque
- Lesoto
- Líbia
- Marrocos
- Mianmar
- Montenegro
- Paraguai
- República Dominicana
- Sri Lanka
- Vanuatu
- Vietnã
A decisão ocorre após o Brasil completar 28 dias sem novos casos de gripe aviária em granjas comerciais e se autodeclarar livre da doença em 18 de junho, com validação da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).
O Mapa garantiu que está em contato com as autoridades sanitárias dos países importadores, fornecendo informações técnicas necessárias.
O ministério destacou que as ações visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.
A expectativa é que o setor avícola brasileiro recupere suas exportações, especialmente com a normalização das relações comerciais com os 17 países.
As restrições foram impostas após o único caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, registrado em Montenegro (RS).
Até o momento, o Brasil continua a monitorar possíveis focos da doença, sem novos casos em criações comerciais.