HOME FEEDBACK

Brasil sobe tom e diz que soberania jamais entrará em negociação de tarifa

Brasil condena intromissão dos EUA em seus assuntos internos e reafirma compromisso com a soberania. O Itamaraty destaca a importância da relação histórica entre os dois países, apesar das recentes polêmicas.

Governo brasileiro emitiu uma nota nesta terça-feira rechaçando a “nova intromissão indevida” dos Estados Unidos em assuntos do Judiciário brasileiro.

A reação ocorreu após o Departamento de Estado dos EUA publicar um texto acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o STF de atacarem o ex-presidente Jair Bolsonaro e a liberdade de expressão.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que as manifestações norte-americanas não condizem com os 200 anos de relações respeitosas entre os países.

No que tange ao comércio, o Brasil está em diálogo com autoridades dos EUA sobre tarifas, e reforçou que não aceitará politização do assunto.

A nota foi divulgada após o Departamento de Estado afirmar em rede social que os ataques de Lula e do ministro Alexandre de Moraes a Bolsonaro são “vergonhosos”, colocando a dignidade das tradições democráticas do Brasil em questão.

Recentemente, Donald Trump anunciou a imposição de uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros, citando decisões judiciais envolvendo Bolsonaro e empresas de tecnologia dos EUA.

Leia mais em infomoney