Brasil tem dívida histórica com o continente africano, diz Lula
Lula enfatiza a importância da reparação histórica com a África durante evento sobre segurança alimentar. O presidente destaca a necessidade de combater a fome como prioridade nacional e internacional.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em 19 de maio de 2025, que o Brasil deve uma “dívida histórica” à África que não pode ser paga em dinheiro.
Lula destacou que a identidade brasileira está profundamente ligada ao continente africano, mencionando os 350 anos de exploração do povo africano.
A declaração foi feita durante o 2º diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O presidente reiterou a importância do combate à fome, uma prioridade para o Brasil no cenário internacional, e fez um apelo emocional: “Só não se preocupa com a fome quem nunca viu uma criança chorando...”
A primeira edição do evento ocorreu em 2010, durante o 2º mandato de Lula, e contou com a presença de ministros, delegações africanas e representantes de organizações internacionais e bancos de desenvolvimento.