HOME FEEDBACK

Brasil tenta últimas cartadas para escapar do 'tarifaço' de Trump

O Brasil intensifica negociações com os EUA para evitar tarifas comerciais enquanto se prepara para possíveis retaliações. Com uma comitiva em Washington, o país busca soluções que não prejudiquem sua economia em caso de sanções.

Brasil tenta escapar de tarifas dos EUA

Nesta segunda-feira (31), o Brasil faz esforços finais para evitar o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump para quarta-feira (2).

O chanceler Mauro Vieira conversou com Jamieson Grier, representante de Comércio da Casa Branca, e o país enviou uma comitiva a Washington, liderada pelo embaixador Maurício Lyrio.

Lyrio, que já estava na capital americana para discutir temas do G20, irá tratar também de comércio bilateral, especialmente sobre as tarifas ao aço brasileiro e a taxação do etanol.

O Brasil está disposto a retaliar se for incluído na lista de países a serem taxados. Técnicos estudam possíveis setores para uma resposta, visando evitar danos à economia.

O governo avalia positivamente a experiência anterior no contencioso do algodão com os EUA, que resultou em autorização da OMC para retaliar em mais de R$ 800 milhões.

Além disso, o Brasil planeja ações na OMC, apesar da lentidão da organização, e pretende ter uma resposta imediata se os produtos brasileiros forem taxados.

Leia mais em valoreconomico