Brasil terá primeira fábrica de glúten específico para uso em massas em 2026
Instalação da fábrica marcará um avanço na produção nacional de glúten vital, reduzindo a dependência de importações. A unidade também focará na produção de etanol e outros subprodutos a partir de grãos.
Brasil terá a primeira fábrica de glúten vital, essencial para a indústria alimentícia, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A unidade, da Be8, estará a 290 km de Porto Alegre e pode produzir mais de 25 mil toneladas de glúten vital, suprindo o mercado doméstico.
Atualmente, o Brasil depende de importações de países como China, Áustria, Bélgica e Alemanha. No ano passado, foram 22,1 mil toneladas importadas, segundo a Abitrigo. O BNDES financiará R$ 290,2 milhões para a construção da fábrica.
Fábrica de etanol de grãos: O glúten vital será um subproduto da produção de etanol a partir de grãos como milho, trigo e triticale.
A unidade processará 525 mil toneladas de cereais por ano e produzirá 209 milhões de litros de etanol anidro. A Be8 possui parcerias com a Embrapa e a GDM para grãos geneticamente modificados, visando aumentar o conteúdo de amido para o álcool combustível.