Brasil vai propor criação de tarifa para países ricos na COP30, afirma Lula
Lula propõe tarifa climática para países ricos na COP30 e destaca a necessidade de justiça ambiental. Presidente também enfatiza a importância da educação ambiental e o compromisso com a redução do desmatamento na Amazônia.
Presidente Lula propõe tarifa para países ricos na COP30
No dia 12 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que, durante a COP30 em Belém, em novembro, o Brasil sugerirá a criação de uma tarifa para que países ricos contribuam no combate às mudanças climáticas.
Lula afirmou que esses países devem uma dívida superior a US$ 1,3 trilhão por ano e deseja ouvir líderes sobre suas opiniões sobre o aquecimento global. Ele enfatizou a responsabilidade de conter essa situação, que já está em andamento.
Em uma entrevista, o presidente também destacou a importância de incluir educação ambiental nos currículos escolares, afirmando que crianças podem ensinar seus pais sobre práticas sustentáveis, como a coleta seletiva.
Lula mencionou fenômenos climáticos extremos como neve na Arábia Saudita e a necessidade de controlar a exploração mineral no Brasil. Um conselho será criado para discutir esse assunto sob a presidência da República.
Ele criticou o modelo atual de exploração do minério de ferro e anunciou um levantamento do território brasileiro que pode contribuir para um avanço significativo.
O presidente sustentou as ações do governo que levaram a uma redução de 50% no desmatamento da Amazônia e reafirmou o compromisso de alcançar desmatamento zero até 2030.
Lula expressou orgulho do Brasil por abrigar a maior floresta tropical do mundo, defendendo que cuidar dela é essencial para a qualidade de vida dos trabalhadores e comunidades locais.
Com informações da Agência Brasil
Publicado por Nícolas Robert