HOME FEEDBACK

Brasil vai reativar discussões para lançar base de acordo sul-americano de minerais críticos, diz Lula

Lula destaca a importância de um acordo sul-americano sobre minerais críticos e a promoção de uma transição energética sustentável durante a presidência pro tempore do Mercosul. Ele enfatiza a necessidade de fortalecer a coordenação regional para enfrentar desafios como mudanças climáticas e crime organizado.

Presidência do Mercosul: Luiz Inácio Lula da Silva destacou a reativação das discussões para um acordo sul-americano sobre minerais críticos ao assumir a presidência pro tempore do Mercosul.

Prioridades: Em discurso na 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, Lula afirmou que a corrida por lítio, terras raras, grafita e cobre já começou. Ele enfatizou a importância de coordenar políticas nacionais e garantir o beneficiamento desses recursos em terras locais.

Temas abordados: Os cinco eixos da presidência brasileira nos próximos seis meses incluem:

  • Fortalecimento do comércio;
  • Enfrentamento da mudança do clima;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Combate ao crime organizado;
  • Promoção dos direitos dos cidadãos.

Meio ambiente: Frontal ao negacionismo, Lula introduzirá o programa Mercosul Verde para fortalecer a agricultura sustentável e desenvolver uma taxonomia sustentável.

Tecnologia: O presidente defendeu a criação de centros de dados na região para garantir soberania digital e atender às necessidades locais de saúde e energia.

Crime organizado: Lula pediu uma ação coordenada para combater grupos criminosos, destacando a necessidade de investir em inteligência e controlar o fluxo de armas.

Inclusão social: Ele ressaltou que o progresso depende de enfrentar desigualdades e anunciou a retomada da Cúpula Social do Mercosul e uma nova Cúpula Sindical.

Finalizando, Lula comprometeu-se a trabalhar por uma integração solidária e sustentável no Mercosul.

Leia mais em valoreconomico