Brasileiro que estava em barco com Greta voltará ao Brasil
Thiago Ávila, ativista brasileiro, retorna ao Brasil após interceptação do barco Madleen por Israel. O Ministério das Relações Exteriores reafirma o apoio à Palestina e a importância da ajuda humanitária.
Confirmação do Retorno de Thiago Ávila ao Brasil
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que Thiago Ávila, ativista brasileiro e a bordo do barco Madleen, retornará ao Brasil. O barco, que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, foi interceptado por Israel no último domingo (8.jun.2025).
Atualmente, Thiago está em Tel Aviv, com suporte da embaixada brasileira no aeroporto. A secretária-geral do ministério, Maria Laura da Rocha, se encontrou com a esposa de Thiago, Lara Souza, em uma reunião acompanhada por deputadas do PT.
Durante a reunião, ela reafirmou o compromisso do Brasil com o Estado da Palestina e a importância da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA).
A embarcação Madleen transportava, além de Thiago e Greta Thunberg, outros 10 ativistas com a missão de levar ajuda ao enclave de Gaza. Thiago é candidato a deputado federal pelo Psol e membro da Freedom Flotilla Coalition.
O governo israelense confirmou a interceptação, descrevendo o barco como um “iate de selfies” e afirmando que os tripulantes voltarão aos seus países. Destacou que nos últimos 15 dias, mais de 1.200 caminhões de ajuda entraram em Gaza, e que as doações do Madleen serão enviadas por canais humanitários.
“Há maneiras de entregar ajuda à Faixa de Gaza – elas não envolvem selfies no Instagram”, disse o ministério israelense.