Brasileiros avaliam bem servidores públicos, mas rejeitam supersalários, diz pesquisa
Pesquisa revela que maioria dos brasileiros avalia positivamente serviços públicos, mas demanda fim dos supersalários. Especialista destaca importância de melhores condições de trabalho e formação contínua para funcionários públicos.
Pesquisa Datafolha revela que a maioria dos brasileiros avalia positivamente os serviços públicos. Realizada entre 9 e 12 de junho, a sondagem ouviu 2.008 pessoas em diversas regiões do Brasil.
Resultados principais:
- 46% das pessoas deram notas entre 8 e 10 para o serviço público.
- 40% avaliou entre 5 a 7.
- 13% deram notas inferiores a 5.
Supersalários: 83% dos entrevistados defendem o fim dessa prática que ultrapassa o teto constitucional (R$ 46.366,19).
Consenso: 94% dos participantes acreditam que os funcionários públicos devem ser avaliados e recompensados ou penalizados conforme desempenho.
A pesquisa está em sua terceira edição e mudanças nas respostas foram mínimas, exceto por um aumento na percepção sobre a necessidade de melhores condições de trabalho (de 83% para 92% até 2025).
Jessika Moreira, diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente, destaca que a estabilidade no emprego é vista como essencial por 75% dos entrevistados para proteger os servidores públicos de pressões. Isso, segundo ela, permite maior consistência nas políticas públicas.
Ela defende também a necessidade de formação continuada e planejamento estratégico para a força de trabalho no serviço público.