HOME FEEDBACK

Braskem diz que está em discussões sobre venda de ativos nos EUA; ações sobem

Braskem avança em negociações para venda de unidades nos EUA e atrai atenção do mercado. A petroquímica busca fortalecer sua posição e aumentar sinergias com a Petrobras em meio a uma reestruturação acionária.

Braskem confirmou, nesta sexta-feira, negociações com a Unipar para a venda de seus ativos nos Estados Unidos. O papel da empresa subiu 6,67%, alcançando R$ 8,95, liderando o Ibovespa.

Em um fato relevante divulgado ao mercado, a Braskem informou que iniciou “conversas sobre potenciais oportunidades envolvendo ativos e/ou participações societárias” da Companhia e suas subsidiárias.

A informação foi inicialmente divulgada pelo colunista Lauro Jardim. A Braskem está negociando a venda das unidades industriais de produção de polipropileno localizadas no Texas, Pensilvânia e West Virginia.

A negociação é conduzida pela Novonor (ex-Odebrecht), que detém 50,1% do capital votante da empresa. Além dos ativos nos EUA, a Braskem possui unidades no México e Alemanha, assim como escritórios na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Holanda e Cingapura.

Recentemente, a Petroquímica Verde, ligada ao empresário Nelson Tanure, e a Braskem solicitaram autorização ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para uma possível transação envolvendo as ações da Novonor. A Petrobras, que possui 47% do capital votante da Braskem, também deseja participar das negociações e notificou o Cade.

Em entrevista, Magda Chambriard, presidente da Petrobras, enfatizou a necessidade de maior poder de gestão na Braskem, afirmando que a empresa não deve ser completamente independente: “Precisamos exercer mais poder na Braskem...”

Fontes indicam que a estratégia entre Braskem e Tanure envolve a criação de um fundo de private equity. Esse fundo reuniria as ações da Braskem em posse da Novonor, que foram dadas como garantia aos bancos credores devido à recuperação judicial da holding.

A proposta inclui que o novo investidor compre a maioria das ações da Novonor através do fundo, possivelmente realizando uma capitalização da Braskem, controlando o fundo diretamente, sem a presença dos bancos, após renegociação de créditos.

Leia mais em o-globo